Proposta Pedagógica!

Divider

Proposta Pedagógica!

Divider

Conheça nossa proposta de educação

Divider

O currículo do Colégio Caminho do Saber está focado no desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, visando à formação de competências essenciais para cada fase do aprendizado. Entendemos que é preciso conhecer nosso universo para implementar mudanças necessárias, sempre que necessário.

A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades de cada disciplina nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias são fundamentadas em conceitos científicos essenciais. Esses conceitos articulam-se para formar o quadro de ênfase de cada disciplina.

Atividades Complementares

Além do currículo acadêmico, oferecemos diversas atividades complementares: Filosofia, Robótica, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física. Também temos parcerias com profissionais terceirizados para aulas de vôlei, handebol, futebol, dança e artesanato em madeira.

Acreditamos que, ao oferecer essas atividades diversificadas, proporcionamos aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar novas experiências e despertar as múltiplas inteligências que possuem.

Nosso compromisso é construir um ensino sólido e de qualidade, abordando aspectos cruciais da Psicologia, Sociologia e Antropologia. Esses conhecimentos ajudam nossos educadores a compreender e buscar soluções para melhorar suas práticas em sala de aula.

Por meio de uma análise crítica e discussões baseadas nessas ciências, definimos o papel da escola, a concepção das crianças e dos adultos que trabalham com elas, e a proposta pedagógica que desenvolvemos.

O Colégio Caminho do Saber é uma instituição dedicada à socialização de conhecimentos mais elaborados e à estimulação das múltiplas inteligências dos alunos. Transmitimos cultura por meio de conteúdos básicos, buscando desenvolver nos educandos um espírito transformador da sociedade em que estão inseridos.

Escola da Inteligência

Divider

No Colégio Caminho do Saber, acreditamos que a formação integral do aluno vai além do aprendizado acadêmico. Por isso, firmamos uma parceria com a Escola da Inteligência, um programa educacional desenvolvido pelo renomado Dr. Augusto Cury, que visa promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos nossos alunos do Nível II ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O que é a Escola da Inteligência?

A Escola da Inteligência é pioneira na introdução da educação socioemocional nas escolas brasileiras. Com base na teoria da inteligência multifocal, o programa ensina nossos alunos a gerenciar emoções, desenvolver a empatia, lidar com frustrações e construir relações saudáveis.

Gestão das emoções: aprendizado para lidar com ansiedade, raiva e insegurança de forma saudável.

Melhora no desempenho acadêmico: alunos emocionalmente equilibrados têm maior foco e concentração.

Fortalecimento da autoestima: incentivo ao autoconhecimento e à valorização de si mesmo.

Relacionamentos saudáveis: desenvolvimento de habilidades de comunicação, respeito e empatia.

Preparação para o futuro: estímulo à resiliência e à capacidade de enfrentar desafios.

Como funciona o programa?

Aulas semanais voltadas para o desenvolvimento emocional e social.
Material didático exclusivo, adaptado para cada faixa etária.
Atividades interativas que envolvem alunos, professores e famílias.
Capacitação dos professores para implementar as práticas da Escola da Inteligência na rotina escolar.

Participação da Família

Acreditamos que a parceria entre escola e família é essencial para o sucesso do aprendizado socioemocional. Por isso, o programa também oferece recursos e encontros específicos para os pais, ajudando-os a fortalecer o vínculo com os filhos e a participar ativamente desse processo.

Transformar vidas por meio da educação integral é a nossa missão. Com a Escola da Inteligência, preparamos nossos alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos conscientes, emocionalmente equilibrados e prontos para enfrentar os desafios do século XXI.

Escola da Inteligência

Divider

No Colégio Caminho do Saber, acreditamos que a formação integral do aluno vai além do aprendizado acadêmico. Por isso, firmamos uma parceria com a Escola da Inteligência, um programa educacional desenvolvido pelo renomado Dr. Augusto Cury, que visa promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos nossos alunos do Nível II ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O que é a Escola da Inteligência?

A Escola da Inteligência é pioneira na introdução da educação socioemocional nas escolas brasileiras. Com base na teoria da inteligência multifocal, o programa ensina nossos alunos a gerenciar emoções, desenvolver a empatia, lidar com frustrações e construir relações saudáveis.

Gestão das emoções: aprendizado para lidar com ansiedade, raiva e insegurança de forma saudável.

Melhora no desempenho acadêmico: alunos emocionalmente equilibrados têm maior foco e concentração.

Fortalecimento da autoestima: incentivo ao autoconhecimento e à valorização de si mesmo.

Relacionamentos saudáveis: desenvolvimento de habilidades de comunicação, respeito e empatia.

Preparação para o futuro: estímulo à resiliência e à capacidade de enfrentar desafios.

Como funciona o programa?

Aulas semanais voltadas para o desenvolvimento emocional e social.
Material didático exclusivo, adaptado para cada faixa etária.
Atividades interativas que envolvem alunos, professores e famílias.
Capacitação dos professores para implementar as práticas da Escola da Inteligência na rotina escolar.

Participação da Família

Acreditamos que a parceria entre escola e família é essencial para o sucesso do aprendizado socioemocional. Por isso, o programa também oferece recursos e encontros específicos para os pais, ajudando-os a fortalecer o vínculo com os filhos e a participar ativamente desse processo.

Transformar vidas por meio da educação integral é a nossa missão. Com a Escola da Inteligência, preparamos nossos alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos conscientes, emocionalmente equilibrados e prontos para enfrentar os desafios do século XXI.

Nossas etapas de ensino:

Divider

Educação
Infantil

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica do Colégio Caminho do Saber reconhece os primeiros anos de vida da criança como uma fase crucial de educação. Pesquisadores do desenvolvimento infantil afirmam que é nesse período que se constrói a base da inteligência, aprendizagem, habilidades, valores e atitudes que acompanharão a criança ao longo da vida.


Priorizamos atividades lúdicas, adequadas a cada faixa etária, respeitando o nível de ensino de cada criança. As atividades são intencionalmente educativas, com a criança como protagonista e o professor como mediador do conhecimento. Valorizamos vivências, reflexões, hipóteses, trabalho em grupo, troca de experiências, curiosidade, criatividade e desenvolvimento emocional, sempre baseados em princípios como respeito, diálogo, amizade, colaboração e afetividade.


Os alunos da Educação Infantil têm acesso a aulas de Inglês, Arte, Educação Física e à Escola da Inteligência a partir do Nível II. Além disso, exploram o mundo virtual por meio de atividades interativas de realidade aumentada (R.A.) em tablets, complementando o material Sae Digital e as Fábulas de Gunter (bilíngue), onde as páginas ganham vida por meio de um aplicativo.


Em todos os espaços, oferecemos diferentes jogos, brinquedos e materiais, e registramos as atividades desenvolvidas em um Portfólio, entregue ao final de cada bimestre. Reconhecemos, assim, que eleger a Educação Infantil como uma fase fundamental do processo educativo é fundamental para o desenvolvimento futuro da criança.

Nossas etapas de ensino:

Divider

Educação
Infantil

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica do Colégio Caminho do Saber reconhece os primeiros anos de vida da criança como uma fase crucial de educação. Pesquisadores do desenvolvimento infantil afirmam que é nesse período que se constrói a base da inteligência, aprendizagem, habilidades, valores e atitudes que acompanharão a criança ao longo da vida.


Priorizamos atividades lúdicas, adequadas a cada faixa etária, respeitando o nível de ensino de cada criança. As atividades são intencionalmente educativas, com a criança como protagonista e o professor como mediador do conhecimento. Valorizamos vivências, reflexões, hipóteses, trabalho em grupo, troca de experiências, curiosidade, criatividade e desenvolvimento emocional, sempre baseados em princípios como respeito, diálogo, amizade, colaboração e afetividade.


Os alunos da Educação Infantil têm acesso a aulas de Inglês, Arte, Educação Física e à Escola da Inteligência a partir do Nível II. Além disso, exploram o mundo virtual por meio de atividades interativas de realidade aumentada (R.A.) em tablets, complementando o material Sae Digital e as Fábulas de Gunter (bilíngue), onde as páginas ganham vida por meio de um aplicativo.


Em todos os espaços, oferecemos diferentes jogos, brinquedos e materiais, e registramos as atividades desenvolvidas em um Portfólio, entregue ao final de cada bimestre. Reconhecemos, assim, que eleger a Educação Infantil como uma fase fundamental do processo educativo é fundamental para o desenvolvimento futuro da criança.

O Ensino Fundamental do Colégio Caminho do Saber tem como objetivo primordial proporcionar uma educação integral, abrangendo o desenvolvimento cognitivo, físico e social dos alunos, além de promover a valorização dos laços familiares, da solidariedade humana e dos valores como confiança, amizade, afetividade e tolerância recíproca.

Nesta fase crucial do processo educacional, concentramos nossos esforços em desenvolver competências e habilidades fundamentais, incluindo leitura, escrita e cálculo, de forma contextualizada e integrada à realidade dos estudantes. Nosso objetivo é fortalecer o pensamento crítico e científico, oferecendo uma base sólida de conhecimento.

Além disso, os alunos têm aulas da Escola da Inteligência, que promove o desenvolvimento emocional e social, proporcionando ferramentas para lidar com desafios e promover o bem-estar psicológico.

Utilizamos uma variedade de ferramentas tecnológicas educacionais, como realidade aumentada (R.A.), vídeo aulas, plataformas digitais e literárias, além dos tradicionais livros didáticos e cadernos de atividades, para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente.

Além disso, nossa grade extracurricular oferece oficinas de vôlei, taekwondo e futsal, ampliando as oportunidades de desenvolvimento físico e habilidades esportivas dos alunos.

Reconhecemos que esta fase da vida dos alunos é marcada por mudanças constantes, e por isso adotamos estratégias dinâmicas que estimulam o prazer pelo aprendizado, pela leitura e pela investigação. Cultivamos o hábito de estudo diário, promovendo a assimilação do conhecimento e preparando nossos alunos com excelência para os desafios do mundo atual.

Ensino
Fundamental I

Ensino
Fundamental I

O Ensino Fundamental do Colégio Caminho do Saber tem como objetivo primordial proporcionar uma educação integral, abrangendo o desenvolvimento cognitivo, físico e social dos alunos, além de promover a valorização dos laços familiares, da solidariedade humana e dos valores como confiança, amizade, afetividade e tolerância recíproca.

Nesta fase crucial do processo educacional, concentramos nossos esforços em desenvolver competências e habilidades fundamentais, incluindo leitura, escrita e cálculo, de forma contextualizada e integrada à realidade dos estudantes. Nosso objetivo é fortalecer o pensamento crítico e científico, oferecendo uma base sólida de conhecimento.

Além disso, os alunos têm aulas da Escola da Inteligência, que promove o desenvolvimento emocional e social, proporcionando ferramentas para lidar com desafios e promover o bem-estar psicológico.

Utilizamos uma variedade de ferramentas tecnológicas educacionais, como realidade aumentada (R.A.), vídeo aulas, plataformas digitais e literárias, além dos tradicionais livros didáticos e cadernos de atividades, para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente.

Além disso, nossa grade extracurricular oferece oficinas de vôlei, taekwondo e futsal, ampliando as oportunidades de desenvolvimento físico e habilidades esportivas dos alunos.

Reconhecemos que esta fase da vida dos alunos é marcada por mudanças constantes, e por isso adotamos estratégias dinâmicas que estimulam o prazer pelo aprendizado, pela leitura e pela investigação. Cultivamos o hábito de estudo diário, promovendo a assimilação do conhecimento e preparando nossos alunos com excelência para os desafios do mundo atual.

Ensino
Fundamental II

O material didático do Ensino Fundamental do Colégio Caminho do Saber foi meticulosamente elaborado para guiar os alunos na compreensão de textos e na realização de atividades com autonomia. Sua concepção é fundamentada em abordagens modernas e estimulantes de aprendizagem, tais como trabalho em grupo, solução colaborativa de problemas, estímulo à criatividade e melhoria da capacidade de tomada de decisões.

Reconhecemos os desafios contemporâneos e a importância de uma formação que valorize as necessidades coletivas, capacidade de interpretação das realidades locais e globais, e promoção do desenvolvimento integral. Nossa proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e compreender temáticas complexas e de envolver-se em novos desafios e cenários.

Valorizamos a aprendizagem significativa, que leva os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em ações benéficas em seu meio, promovendo um ambiente de respeito, colaboração e solidariedade. Incentivamos os alunos a estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo sua compreensão do mundo.

Priorizamos o desenvolvimento de indivíduos seguros e conscientes, capazes de conviver harmoniosamente em sociedade e de contribuir para sua transformação positiva. Estimulamos o diálogo, a reflexão, o questionamento e o respeito às diferenças culturais e de crenças, promovendo valores éticos e morais.

Nosso corpo docente atua como mediador da aprendizagem, capacitando os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio processo educativo. Buscamos capacitar os alunos com habilidades teóricas, reflexivas e críticas, preparando-os para iniciativas concretas e para a transformação da realidade.

Além disso, fornecemos acesso à plataforma SAE Digital, que complementa o ensino com uma variedade de recursos, incluindo vídeo aulas, exercícios e revisões. Os alunos são encorajados a explorar padrões, a buscar relações e a desenvolver o pensamento reflexivo, sendo avaliados semanalmente e participando de simulados bimestrais para uma preparação mais eficaz para o Ensino Médio.

Dessa forma, proporcionamos uma educação de qualidade que prepara os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para se tornarem cidadãos ativos e comprometidos com a sociedade.

Ensino
Fundamental II

O material didático do Ensino Fundamental do Colégio Caminho do Saber foi meticulosamente elaborado para guiar os alunos na compreensão de textos e na realização de atividades com autonomia. Sua concepção é fundamentada em abordagens modernas e estimulantes de aprendizagem, tais como trabalho em grupo, solução colaborativa de problemas, estímulo à criatividade e melhoria da capacidade de tomada de decisões.

Reconhecemos os desafios contemporâneos e a importância de uma formação que valorize as necessidades coletivas, capacidade de interpretação das realidades locais e globais, e promoção do desenvolvimento integral. Nossa proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e compreender temáticas complexas e de envolver-se em novos desafios e cenários.

Valorizamos a aprendizagem significativa, que leva os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em ações benéficas em seu meio, promovendo um ambiente de respeito, colaboração e solidariedade. Incentivamos os alunos a estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo sua compreensão do mundo.

Priorizamos o desenvolvimento de indivíduos seguros e conscientes, capazes de conviver harmoniosamente em sociedade e de contribuir para sua transformação positiva. Estimulamos o diálogo, a reflexão, o questionamento e o respeito às diferenças culturais e de crenças, promovendo valores éticos e morais.

Nosso corpo docente atua como mediador da aprendizagem, capacitando os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio processo educativo. Buscamos capacitar os alunos com habilidades teóricas, reflexivas e críticas, preparando-os para iniciativas concretas e para a transformação da realidade.

Além disso, fornecemos acesso à plataforma SAE Digital, que complementa o ensino com uma variedade de recursos, incluindo vídeo aulas, exercícios e revisões. Os alunos são encorajados a explorar padrões, a buscar relações e a desenvolver o pensamento reflexivo, sendo avaliados semanalmente e participando de simulados bimestrais para uma preparação mais eficaz para o Ensino Médio.

Dessa forma, proporcionamos uma educação de qualidade que prepara os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para se tornarem cidadãos ativos e comprometidos com a sociedade.

Os princípios pedagógicos do Colégio Caminho do Saber são cuidadosamente alinhados com as habilidades necessárias para os aprendizes contemporâneos, imersos em um mundo que exige uma compreensão plural e dinâmica, diante das rápidas transformações nos campos científicos, tecnológicos, sociais e políticos. Nossa proposta valoriza não apenas a formação individual, mas também a capacidade de interpretar realidades locais e globais, promovendo o desenvolvimento reflexivo.

No estágio final da Educação Básica, nossa abordagem pedagógica é aplicada de maneira interdisciplinar, com foco no desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e na ampliação dos conhecimentos gerais. Para atender a essas complexas necessidades, nossas estratégias são fundamentadas em quatro pilares essenciais: Protagonismo, Rigor Conceitual e Conteúdo Relevante, Pensamento Complexo e Transformação da Realidade.

O Protagonismo destaca-se como um princípio central, enfocando o desenvolvimento do aluno e o crescimento coletivo. Nossas atividades visam instigar o debate, despertar a curiosidade e estabelecer conexões entre os conhecimentos. O Rigor Conceitual e Conteúdo Relevante assegura que nosso material didático seja fundamentado em uma construção conceitual cuidadosa, enquanto o Pensamento Complexo promove a articulação entre diferentes princípios, reconhecendo a complementaridade e a contradição. Já a Transformação da Realidade incentiva a prática da cidadania, levando os alunos a aplicarem em ações transformadoras o conhecimento adquirido.

Do Ensino Infantil ao Pré-Vestibular, esses princípios orientam nossa abordagem educativa em todas as áreas de conhecimento. No Ensino Médio, além da revisão completa do conteúdo programático no último semestre, oferecemos disciplinas eletivas que permitem aos alunos explorarem áreas de interesse específicas e desenvolverem habilidades diversificadas. Além disso, integramos a Escola da Inteligência ao currículo, promovendo o desenvolvimento emocional e social dos estudantes.

Para estimular o hábito da leitura, realizamos trabalhos bimestrais sobre livros exigidos nos vestibulares, promovendo palestras e atividades relacionadas às obras selecionadas. Nossos professores de Literatura conduzem discussões enriquecedoras, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade interpretativa e o senso crítico dos alunos como leitores.

Além disso, oferecemos um projeto de preparação para o Enem e vestibulares, baseado nas diretrizes do MEC e nas estruturas das avaliações, desde o Ensino Fundamental. Esse projeto proporciona aos alunos o conhecimento necessário sobre a dinâmica das provas e técnicas eficazes de estudo e resolução de questões, preparando-os para um desempenho excepcional nas avaliações finais.

Ensino
Médio

Ensino
Médio

Os princípios pedagógicos do Colégio Caminho do Saber são cuidadosamente alinhados com as habilidades necessárias para os aprendizes contemporâneos, imersos em um mundo que exige uma compreensão plural e dinâmica, diante das rápidas transformações nos campos científicos, tecnológicos, sociais e políticos. Nossa proposta valoriza não apenas a formação individual, mas também a capacidade de interpretar realidades locais e globais, promovendo o desenvolvimento reflexivo.

No estágio final da Educação Básica, nossa abordagem pedagógica é aplicada de maneira interdisciplinar, com foco no desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e na ampliação dos conhecimentos gerais. Para atender a essas complexas necessidades, nossas estratégias são fundamentadas em quatro pilares essenciais: Protagonismo, Rigor Conceitual e Conteúdo Relevante, Pensamento Complexo e Transformação da Realidade.

O Protagonismo destaca-se como um princípio central, enfocando o desenvolvimento do aluno e o crescimento coletivo. Nossas atividades visam instigar o debate, despertar a curiosidade e estabelecer conexões entre os conhecimentos. O Rigor Conceitual e Conteúdo Relevante assegura que nosso material didático seja fundamentado em uma construção conceitual cuidadosa, enquanto o Pensamento Complexo promove a articulação entre diferentes princípios, reconhecendo a complementaridade e a contradição. Já a Transformação da Realidade incentiva a prática da cidadania, levando os alunos a aplicarem em ações transformadoras o conhecimento adquirido.

Do Ensino Infantil ao Pré-Vestibular, esses princípios orientam nossa abordagem educativa em todas as áreas de conhecimento. No Ensino Médio, além da revisão completa do conteúdo programático no último semestre, oferecemos disciplinas eletivas que permitem aos alunos explorarem áreas de interesse específicas e desenvolverem habilidades diversificadas. Além disso, integramos a Escola da Inteligência ao currículo, promovendo o desenvolvimento emocional e social dos estudantes.

Para estimular o hábito da leitura, realizamos trabalhos bimestrais sobre livros exigidos nos vestibulares, promovendo palestras e atividades relacionadas às obras selecionadas. Nossos professores de Literatura conduzem discussões enriquecedoras, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade interpretativa e o senso crítico dos alunos como leitores.

Além disso, oferecemos um projeto de preparação para o Enem e vestibulares, baseado nas diretrizes do MEC e nas estruturas das avaliações, desde o Ensino Fundamental. Esse projeto proporciona aos alunos o conhecimento necessário sobre a dinâmica das provas e técnicas eficazes de estudo e resolução de questões, preparando-os para um desempenho excepcional nas avaliações finais.